Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Proposta de resolução do teste do 9º Ano - turma G

Mäyjo, 06.02.09

 

GEOGRAFIA

Proposta de correcção do 3º teste de avaliação 9º Ano

Teste 3 – Fevereiro 2009

 

 

 

 

 

 

1.1- Produto nacional bruto.

1.2- É a riqueza (valor do conjunto de bens e serviços) criada por todos os nacionais de um país, durante um ano.

1.3- O PNB não é suficiente para medir o desenvolvimento de um país: para haver desenvolvimento é necessário que haja riqueza (dinheiro) mas a existência ou não de desenvolvimento, vai depender da forma como esse dinheiro é aplicado, pois terá que se traduzir numa melhoria da vida da generalidade das pessoas.

1.4- Taxa de alfabetismo, despesas na saúde (em % do PIB), N° habitantes /médico, N° de jornais /100 habitantes…

1.5- Considerou-se que o conceito de desenvolvimento deve integrar aspectos de natureza quantitativa e qualitativa, e como nem sempre é fácil saber o valor dos mesmos indicadores em todos os países, criou-se um indicador para avaliar e comparar o desenvolvimento entre países – o IDH, índice de desenvolvimento humano.

 

2.1- desenvolvimento é um processo que permite a melhoria de vida das pessoas;

2.2- desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que assegura as necessidades das gerações presentes sem empenhar as eventuais necessidades das gerações futuras.

 

3- Geralmente, quanto mais elevado for o valor do PIB, maiores serão as possibilidades de consumo da população, pois é o rendimento que permite esse mesmo consumo.

 

4- Não é possível haver desenvolvimento sem crescimento.

 

5- O rendimento não é a essência da vida das pessoas na medida em que apenas permite a satisfação das necessidade básicas, a qualidade de vida de cada um vai depender da forma como esse rendimento é aplicado. Uma pessoa pode ter um rendimento “baixo” mas sentir-se realizada e feliz, pois há outras dimensões na qualidade de vida que não são acessíveis através do dinheiro: felicidade, liberdade…

 

6.1- Ausência de desenvolvimento.

6.2- A imagem não mostra quais quer elementos físicos associados ao desenvolvimento (burro como meio de transporte) e o texto evidencia que as mulheres não têm os mesmos direitos que os homens.

6.3- Ás afegãs não lhes é permitido: “efectuar qualquer trabalho fora de casa”, sair à rua sozinhas e sem usar a burka, andar de saltos. As mulheres portuguesas têm os mesmos direitos dos homens.

6.4- Portugal, comparado com o Afeganistão, é um país desenvolvido.

 

7.1- O crescimento económico é inferior ao crescimento demográfico.

7.2- Fomes e subnutrição.

7.3- A África e a Ásia do Sul.

7.4- A acção pela qual as pessoas compram e utilizam os bens e serviços que existem no mercado.

7.5- Existe a capacidade de o indivíduo seleccionar e ter acesso a todos os bens e serviços que lhe são indispensáveis.

 

 

5 comentários

Comentar post